Brigada de Limpeza “Vamos limpar a Fajã dos Vimes”

30 de Novembro de 2018, 9:40

No âmbito da 9.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 10.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, e do Dia Nacional do Mar, o Programa Eco – Escolas, em colaboração com o Parque Natural de São Jorge, a Câmara Municipal da Calheta, Junta de Freguesia da Ribeira Seca e Câmara Municipal de Velas, promoveram a realização de uma Brigada de Limpeza “Vamos limpar a Fajã dos Vimes”, que se realizou no dia 21 de novembro, pelas 13h45.

Os alunos participantes (29) efetuaram a limpeza da orla costeira da Fajã dos Vimes, a qual incidiu desde o porto antigo junto ao início do trilho da Fragueira à zona após o porto novo. Foi arrecadado muito lixo, embora ainda tenha ficado bastante por recolher, como tal esta iniciativa deverá ser efetuada mais do que uma vez por ano letivo (início e fim).

Esta atividade teve como objetivos despertar os jovens para as causas ambientais; aplicar conceitos e ideias de educação ambiental à vida quotidiana da escola; sensibilizar, os alunos e a comunidade em geral, para a redução dos resíduos, alertar para os perigos e o tempo de duração dos mesmos em Terra e no Mar, e desenvolver atitudes de reflexão e valorização do meio ambiente, tendo sido os mesmos atingidos.

Atividades específicas:

Os alunos participantes efetuaram a limpeza da orla costeira da Fajã dos Vimes. Posteriormente foi realizada a Recolha de resíduos e pesagem da quantidade recolhida. Encontrou-se um cagarro morto no calhau.

Peso aproximado do plástico: 28,27 kg
Peso aproximado do vidro: 0,2 kg
Peso aproximado dos resíduos indiferenciados: 21,10 kg

Peso Total do lixo recolhido: 49,57 kg

brigadalimpeza1 brigadalimpeza2

Ver outras notícias